Teste Respiratório para Intolerâncias Alimentares (lactose, frutose, sacarose, frutano)
O teste respiratório para intolerâncias alimentares é um exame usado para identificar intolerâncias a certos alimentos que podem causar desconforto gastrointestinal. Este teste é particularmente útil para diagnosticar intolerâncias comuns, como à lactose (encontrada em produtos lácteos), frutose (presente em muitas frutas, mel e industrializados com xarope de milho), sacarose (o açúcar comum) e frutanos (encontrados em trigo, cebola e alguns vegetais).
Este teste é indicado para pacientes que apresentam sintomas como inchaço, gases, dor abdominal, diarreia ou constipação após a ingestão de alimentos específicos. Ao identificar a intolerância alimentar exata, os médicos podem recomendar ajustes na dieta do paciente para melhorar a qualidade de vida e evitar desconfortos gastrointestinais.
Como o teste é feito
O teste respiratório para intolerância alimentar é um método não invasivo e confortável, que mede os níveis de hidrogênio após a administração de um substrato específico da intolerância em pesquisa. Através de sopros regulares a cada 30 minutos, durante aproximadamente 3 horas. Para se preparar, é necessário realizar uma dieta não fermentativa 24 horas antes do teste e jejuar por 8 horas antes do exame, sendo permitido beber água até 2 horas antes. É crucial aderir à dieta para garantir a confiabilidade dos resultados.
Evite exercícios intensos antes do teste e abstenha-se de fumar, bem como de consumir líquidos ou alimentos durante o exame. Se você utilizou antibióticos ou passou por uma colonoscopia, é necessário esperar 30 dias antes de realizar o teste respiratório para que o resultado não seja afetado.